Vista do Guaíba

O que é o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção?

“Um conjunto de diretrizes e procedimentos que deverão ser adotados pelas empresas e entidades signatárias no relacionamento com os poderes públicos e que serão divulgados amplamente para que seja utilizado pelo mercado como referência no trato com as empresas. Seus princípios estão baseados na Carta de Princípios de Responsabilidade Social, na Convenção da ONU contra a Corrupção, no 10º princípio do Pacto Global e nas diretrizes da OCDE.

Os principais compromisso expressos no texto do Pacto podem ser sintetizados assim:

• Informação sobre legislação: leis devem ser conhecidas internamente para serem cumpridas integralmente;
• Divulgação, orientação e respostas sobre princípios legais aplicáveis às suas atividades;
• Vedação ao suborno;
• Contribuição transparente e lícita a campanhas políticas;
• Propagação de princípios do Pacto entre seus públicos;
• Investigações abertas e transparentes;
• Atuação junto à cadeia produtiva.”

A importância de aderir ao Pacto:

“Organizações assinam o Pacto para assumir um compromisso público em favor da integridade no ambiente dos negócios. A partir das orientações explícitas no texto do Pacto, as organizações são capazes de direcionar, de forma compartilhada, seu esforço pela criação e manutenção de políticas e processos de promoção de integridade, bem como de prevenção e combate à corrupção.

Entre o grupo de signatárias, há um ambiente favorável ao posicionamento conjunto para incidir sobre políticas públicas, à troca de experiências e ao diálogo em práticas de gestão. Há ainda a possibilidade de, a partir da divulgação de adesão ao Pacto, influir sobre o comportamento de sua cadeia de valor, seu setor e seus públicos de interesse em relação ao tema”

Fonte: www.empresalimpa.org.br