Logotipo Famurs e Ibrasp

Capacitações acontecerão em ambiente virtual no mês de outubro.

O Enfrentamento da pandemia e de suas consequências no âmbito municipal e a prevenção à violência contra a mulher em período de pandemia serão temáticas abordadas em cursos resultantes de uma parceria firmada entre Instituto Brasileiro de Seleção Pública (IBRASP) e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS). As capacitações acontecerão em ambiente virtual, no mês de outubro.


Prevenção à Violência Contra as Mulheres

Com o intuito de incentivar a busca por conhecimento sobre gênero, violência e direitos humanos, a iniciativa, que tem como temática o combate à violência contra a mulher em tempos de pandemia, será ministrada por Caroline Machado de Oliveira Azeredo, doutora em direito e professora da FTEC Novo Hamburgo e Kellen Lazzari, doutora em Memória Social e Bens Culturais e especialista em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais. Com carga horária de 12 horas, a capacitação visa evidenciar a importância e a necessidade de se respeitar os direitos das mulheres e sensibilizar e capacitar servidores a respeito da desigualdade de gênero.


Assistência Social no Enfrentamento à Pandemia

Com carga horária de 20 horas, a atividade que tem como tema a assistência social no enfrentamento da pandemia, que acontecerá entre os dias 14 e 16, será ministrada pela assistente social e especialista em Gestão de Políticas Públicas, Paola Loureiro Carvalho, tem o intuito de debater, juntos aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS/RS) , gestores municipais, prefeitos e demais interessados, a política de assistência social no combate a Covid-19 e de atuação perante os desafios para o pós-pandemia. Os objetivos são: provocar reflexão sobre a necessária reorganização da política de assistência social para o pós-pandemia, mapeando os desafios e articular o papel do SUAS, em especial nos municípios em que houve aumento das demandas sociais e vulnerabilidade econômica e social da população.


Confira a agenda

Prevenção à violência contra as mulheres em tempos de pandemia

Datas: 7 e 8 de outubro

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Assistência Social no enfrentamento da pandemia e de suas consequências no âmbito municipal

Datas: 14, 15 e 16 de outubro

Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h


Confira o perfil dos ministrantes

Caroline Machado de Oliveira Azeredo – advogada e mestre em Direito. Professora do Curso de Direito da FTEC Novo Hamburgo.

Kellen Lazzari – advogada, doutora e mestre em Memória Social e Bens Culturais e especialista em Direito do Consumidor e Direitos Fundamentais.

Paola Loureiro Carvalho – assistente social, especialista em Gestão de Políticas Públicas na perspectiva de gênero e promoção da igualdade racial, mestranda na Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural – PGDR. Investigando a ação da burocracia na rua como forma de manter as condições de subordinação dos mais vulneráveis, no que tange a implementação do Cadastro Único para Programas Sociais. Diretora de Relações Institucionais e Internacionais da Rede Brasileira de Renda básica – RBRB. No Governo do Rio Grande do Sul, coordenou o RS Mais Igual, programa de transferência de renda, que atendeu 100.000 famílias de 2011 a 2014. Coordenando com a UFRGS, o Observatório de Políticas Sociais, como forma de garantir o monitoramento da implementação dos programas de combate à extrema pobreza no estado.